Como descobrir traição de alguém?
Como descobrir traição de alguém? Do marido? Ou do namorado? Ou da esposa ou namorada? Não é surpreendente que tantas pessoas busquem na internet soluções para essas desconfianças eternas. Mas em tempos de redes sociais, relacionamentos online e dependência da maioria das pessoas para com seus celulares, poder espionar o aparelho do parceiro ou parceira romântica é uma demanda que cresceu enormemente nos últimos dez anos, questões éticas deixado de lado. Isso inclusive foi assunto de uma matéria muito popular do programa de TV “Fantástico”.
Mas muitas pessoas têm uma idéia ingênua de como isso pode ser feito. Em muitos casos, elas pensam que existe a possibilidade de monitorar o uso de um aparelho celular somente de posse do número telefônico. Ou seja, imaginam que bastaria cadastrar determinado número de celular em algum serviço de espionagem para elas poderem escutar ou ler tudo o que o usuário do aparelho faz, sem que ele sequer desconfie disso.
Mas claro, essas pessoas provavelmente têm essa impressão por causa daquilo que assistem em filmes e séries de TV. Ou talvez algumas tenham sido influenciadas pelas notícias de investigação de políticos e empresários corruptos, onde a polícia obtém gravações de conversas e troca de mensagens de chat dos investigados. Imaginam ingenuamente que o governo faz uso de algum “serviço” desse tipo que esteja disponível até gratuitamente na internet. Seria muito fácil poder espionar a vida de qualquer pessoa somente descobrindo o número de seu aparelho celular, não?
Mas a realidade como não poderia deixar de ser não é tão simples assim. Esse tipo de “espionagem” feita pela polícia é realizada com a ajuda direta das empresas operadoras de telefonia, que, sob mandado judicial, são obrigadas a fornecer dados particulares de seus clientes que estão sendo investigados pela Justiça.
O que usuários comuns realmente procuram é o tal do aplicativo espião de celular. Este nada mais é do que um software que, uma vez instalado no aparelho, permite que o mesmo seja monitorado à distância. E note que esse app tem que ser baixado e instalado diretamente no aparelho, ou seja, não é possível instalar esse app secretamente à distância (vírus e cavalos de tróia são um outro assunto). Muitos “vendedores” oferecem apps “milagrosos” que prometem poder ser instalados à distância sem que o usuário do aparelho perceba. Isso além de ser algo ilegal de se fazer (mais sobre isso abaixo), é em geral mentira.
Existem atualmente vários aplicativos de celular que permitem monitorar um aparelho à distância, isso inclusive com frequência fazendo parte dos “serviços” oferecidos por detetives particulares. Mas como já dito é preciso ter o aparelho em mãos para fazer o download e instalação do app, coisa que também alguns detetives particulares prometem fazer, apesar disso ser ilegal.
Na realidade, esse tipo de app só pode ser instalado e utilizado com a autorização tácita ou explícita do usuário do aparelho celular, como acontece nos casos de pais que querem restringir o uso de smartphones pelos seus filhos, como ferramenta de controle parental, ou empresas que fornecem celulares para uso estritamente profissional. Também muitas pessoas utilizam esse tipo de app para acompanhar o uso por parentes que vivem distante (principalmente pais idosos) ou cônjuges e filhos em viagens prolongadas.
Então você já sabe: não se deve utilizar esse tipo de app espião de celular para espionar alguém sem ela saber. Esse app só pode ser usado nas situações mencionadas no parágrafo anterior ou semelhantes. Leia mais sobre “rastrear celular” clicando aqui ou tire suas dúvidas em “perguntas e respostas sobre app espião de celular”.