Como Monitorar Idoso Pelo Celular

Monitorar idoso pelo celular

monitorar idoso pelo celular
Cada vez mais idosos usam celulares e estão conectados à Internet

Com o envelhecimento da população brasileira em curso, serviços de cuidados a idosos serão cada vez mais demandados. Empresas já prestam serviços oferecendo monitoramento remoto e cuidados especiais de saúde. Como não podia deixar de ser, famílias buscam na web, por exemplo, “como monitorar idoso pelo celular”, já que cada vez mais idosos estão conectados à Internet, principalmente através de aparelhos celular / smartphones diariamente.

Apps para monitorar remotamente o uso diário de celular podem ajudar famílias a verificarem se seus familiares estão bem, já que qualquer interrupção brusca na utilização do aparelho celular ou mesmo uma mudança repentina no comportamento e hábitos diários pode servir como alerta. Provavelmente aplicativos específicos irão utilizar cada vez mais a inteligência artificial e o aprendizado de máquina para analisar automaticamente o comportamento das pessoas e levantar alertas caso esse comportamento saia fora dos padrões usuais. Usar software para atividades contínuas e inescapáveis sempre é um auxílio que diminui o peso de se lembrar diariamente de responsabilidades e também ajuda a evitar eventuais esquecimentos, muitas vezes causados pela correria da vida diária.

Algumas opções de software de controle parental talvez possam ajudar a monitorar idosos que vivem sozinhos, mas em geral esse tipo de aplicação é mais voltada para a família de forma geral e em especial, crianças. Podem servir para manter contato diário com idosos da famíla, mas talvez careçam de recursos mais específicos para acompanhar os hábito diários de pais idosos e detectar eventuais dificuldades e problemas de saúde.

Um tipo de aplicativo de celular que pode ser usado para essa função (monitorar idoso pelo celular) é o chamado popularmente de app Espião de Celular, se se muitas vezes é usado de forma ilegal e até mesmo criminosa, quando utilizado com o consentimento dos usuários dos aparelhos atende a necessidade de poder acompanhar o que uma pessoa faz diariamente com o uso de seu celular. É exatamente o caso de pais idosos que vivem sozinhos e muitas vezes moram em outras cidades. As famílias hoje em dia ainda dependem de ligações telefônicas diárias e conversas em chat, como no WhatsApp, para manter contato com familiares. Mas no caso de pessoas idosas ou não muito afeitas a ficar usando o pequeno teclado dos aparelhos, alguma outra solução mais passiva e menos intrusiva pode ser necessária.

Este tipo de aplicação é facilmente instalado no celular e funciona de forma não intrusiva, muitas vezes o usuário nem percebendo que está sendo monitorado. Por essa razão o consentimento do usuário é importante e pré-condição para uso deste tipo de aplicativo. Monitorar dispositivos eletrônicos sem o conhecimento dos usuários é crime na quase totalidade dos países, inclusive Brasil.

As dicas para escolher e usar um aplicativo para monitorar idosos via aparelho celular são basicamente as mesmas de se escolher um software de controle parental ou app espião de celular, que você pode ver clicando aqui.