Como controlar celular dos filhos
Como controlar celular dos filhos
Basicamente existem dois tipos de aplicativos de celular que podem ser utilizados para restringir o uso de celular e monitorar e controlar acesso à internet. Os aplicativos de controle parental e os apps “espião de celular“. Estes variam quanto ao número de funcionalidades disponíveis (ou seja, o que e de que forma eles permitem como controlar celular dos filhos), adequação específica para essa finalidade, facilidade de uso, grau de intrusão na operação diária do ponto de vista do usuário, privacidade e preço. As funcionalidades oferecidas variam, mas em geral estes aplicativos permitem monitorar tudo o que o usuário faz com o celular / smartphone: conversas telefônicas, conversas em aplicativos tipo messenger (principalmente WhatsApp) quais websites são acessados, o que o usuário faz nas redes sociais, quais vídeos e fotos são feitos, etc. Um dos recursos procurados por pais de adolescentes é o de poder rastrear remotamente a localização do celular através do GPS do aparelho.
Controle Parental
Aplicativos criados especificamente para Controle Parental são voltados para monitorar e controlar o uso de celular pela família, mas principalmente pelos filhos que não atingiram a maioridade. Além de monitorar o uso de celular, como quais horários as crianças ou adolescentes podem usar o celular e quais jogos, websites ou redes sociais são liberados ou bloqueados, essa classe de aplicativos vai além e oferece recursos para sugerir e induzir os usuários a acessarem determinados tipos de conteúdos, como por exemplo websites de conteúdo educacionais. Em geral a utilização deste tipo de software é ostensiva, o usuário, seja ele criança ou adolescente, sabe que o aplicativo está instalado em seu celular e ele sabe que está sendo monitorado.
Espião de Celular
Aplicativos tipo “Espião de Celular” são de uso mais genérico, não voltados exclusivamente para monitorar o uso de celular por crianças e adolescentes. Eles são utilizados para monitorar de forma não intrusiva o uso do aparelho de celular. Em geral operam de modo furtivo, o usuário não percebendo no dia a dia que o aplicativo está instalado e muito menos que ele está sendo monitorado. Devido a isso, esse tipo de aplicativo é muito utilizado de forma ilegal para espionar outras pessoas, sob forma de stalkerware. A utilização correta e legal deste aplicativo somente acontece quando o usuário do aparelho dá o consentimento para instalação e monitoração do uso do aparelho por outras pessoas. Apesar de não ter sido criado especificamente para esse fim, o Espião de Celular é bastante popular para uso de controle parental pois muitas vezes filhos, principalmente adolescentes, não concordam em ser monitorados por seus pais, entrando aí a questão de direitos de privacidade versus direitos dos responsáveis legais.
Aplicativos populares de Controle Parental
Os sistemas operacionais Android e iOS contém alguns recursos de Controle Parental embutidos. Seu alcance e qualidade variam, assim como a facilidade do usuário poder desligar essa função. Por isso existem no mercado apps pagos com mais recursos.
Observação: Este guia resumido não pretende apresentar reviews (críticas e comentários qualitativos detalhados) dos aplicativos de controle de celular disponíveis no mercado brasileiro quando a finalidade é monitorar crianças e adolescentes.
Nesta lista se incluem:
- Google Family Link – Criado pela própria Google, este app disponível no Google Play e Apple Store serve principalmente para pais monitorarem o uso de smartphones por membros da família. Gratuito.
- Qustodio – Um dos mais populares apps de Controle Parental para computadores, celulares Android, iPhone e iPads, mas com preço de assinatura anual alto.
- Norton Family – App fornecido sob uma das marcas de utilitários para computador mais tradicionais do mercado, mais barato que o Qustodio mas com menos funcionalidades e abrangência.
- Kapersky Safe Kids – Fornecido por conhecido desenvolvedor de software anti-vírus, tem preço de assinatura anual relativamente barato, mas funcionalidades básicas.
Aplicativos populares tipo Espião de Celular
- InterApp Android – App de monitoramento voltado para utilização responsável, tem preço relativamente barato e recursos abrangentes.
- Bruno Espião – App com propaganda ostensiva para espionar celulares de outras pessoas e principalmente vigiar maridos, esposas, etc, o preço geralmente é informado apenas após instalação do app para testes
- mSpy – App estrangeiro de uso geral, é um dos mais antigos e populares do mercado
- wSpy – Oferecido sob diversas marcas e websites diferentes, apesar disso (ou talvez por causa disso) é um app popular oferecido para uso geral e de preço anual relativamente alto (oferece também pagamento único os de assinatura anual)
Afinal, qual escolher e como controlar celular dos filhos?
Cada situação familiar é específica, então tudo o que um guia resumido como esse pode fazer é apresentar diretrizes muito básicas para escolher o melhor aplicativo para controlar o uso da internet pelos filhos:
- Se precisar de funções básicas apenas e seus filhos sabem e consentem que vão ser monitorados, os apps específicos de Controle Parental podem ser suficientes
- Se seus filhos menores de idade não consentem em ser monitorados, talvez a única solução seja utilizar apps tipo Espião de Celular que em geral são operados furtivamente, sem os usuários perceberem e que são difíceis de serem removidos.
- Algo elementar: considere o preço da assinatura mensal versus anual ou preço único, comparado com as funcionalidades oferecidas.
- Opte por escolher aplicativos de empresas estabelecidas e com tradição no ramo. O risco de instalar aplicativos desconhecidos e acabar com vírus ou software espião de criminosos é grande. Nesse item os apps de Controle Parental embutidos nos sistemas operacionais ou oferecidos por empresas como a Google tem grande vantagem.
- Evite baixar e instalar apps de sites amadores ou de desenvolvedores individuais, pois estes em geral não oferecem bom suporte técnico e muitas vezes somem do mercado.