Controle Parental
Recursos de Controle Parental são funções que certos dispositivos eletrônicos (aparelhos de televisão, receptores de TV paga via cabo ou satélite, controladores de streaming via Internet, consoles de videogames), softwares aplicativos ou mesmo sistemas operacionais de computador (Windows, Linux, MacOS) e de celulares (Android ou iOS) disponibilizam para que pais e mães possam restringir o acesso de seus filhos a determinados tipos de conteúdo.
Em geral esses recursos funcionam com “filtros de conteúdo”, bloqueando o acesso a conteúdo considerado impróprio para certas faixas etárias ou restringindo esse acesso a certos horários durante o dia.
A capacidade desses recursos varia muito conforme o software utilizado. Em geral aplicativos ou serviços online pagos oferecem mais opções de configuração do que recursos nativos do sistema operacional do dispositivo eletrônico utilizado para acessar conteúdo online.
Um tipo de aplicativo que é bastante utilizado para Controle Parental em aparelhos celulares é o chamado app “Espião de Celular”. Esse app, uma vez instalado no celular/smartphone permite que este possa ser monitorado remotamente, além de bloquear acesso a websites ou aplicativos instalados no próprio aparelho. Importante: para utilização desse tipo de app é necessário consentimento expresso ou tácito do usuário do aparelho.
Leia mais:
Perguntas e Respostas sobre app Espião de Celular.